Notícias
Artigos
24
Jun
2019
Scrum Master: um Papel Fundamental para o Sucesso do Projeto

Scrum Master: um Papel Fundamental para o Sucesso do Projeto

Existem três funções principais no Scrum: o Scrum Master, o Product Owner e membros da equipe Scrum.

O Scrum Master é o líder de uma equipe Scrum e é responsável por defender um projeto, fornecer orientação à equipe e ao proprietário do produto e garantir que todas as práticas Agile sejam seguidas pelos membros da equipe. O Scrum Master não apenas aborda todas as facetas do processo de desenvolvimento ágil, mas também atende ao negócio, ao proprietário do produto, à equipe e aos indivíduos, além de facilitar a comunicação e a colaboração entre todos esses elementos.

Papel e responsabilidades do Scrum Master
Como o papel está no nexo entre o negócio, o product owner, a equipe ágil e os indivíduos, as responsabilidades do Scrum Master irão variar dependendo das necessidades exclusivas de cada negócio e equipe. Alguns  Scrum Masters também atuam como gerentes de projeto de uma equipe. E alguns também preenchem o papel de um coaching organizacional Agile.

Geralmente, os mestres do Scrum cumprem as seguintes responsabilidades, estabelecidas no The Scrum Guide, por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, os criadores do Scrum:

- Liderar e treinar a organização em sua adoção do Scrum

- Planejar implementações do Scrum dentro da organização

- Ajudar funcionários e partes interessadas a compreender e promulgar o Scrum e o desenvolvimento empírico de produtos

- Causar mudanças que aumentem a produtividade do Time Scrum

- Trabalhar com outros Scrum Masters para aumentar a eficácia do Scrum na organização

Descrição do trabalho do Scrum Master

Em um nível mais granular, as responsabilidades e tarefas do Scrum Master diferem dependendo de com quais membros da equipe eles estão trabalhando:

- No nível comercial, o Scrum Master cria um ambiente de desenvolvimento que é criativo, seguro, produtivo e de suporte e permite a colaboração multidirecional.

- No nível do proprietário do produto, o Scrum Master facilita o planejamento e ajuda os proprietários de produtos a entender e aderir às técnicas e práticas do Scrum.

 No nível de equipe, o Scrum Master fornece orientação, treinamento, suporte e facilitação, e ajuda a remover qualquer obstáculo que as equipes possam encontrar ao longo do caminho.

- No nível individual, o Scrum Master apóia os esforços individuais, aborda qualquer questão que surjam e remove os obstáculos para ajudar os indivíduos a serem focados e produtivos.

Fonte: https://cio.com.br/scrum-master-um-papel-fundamental-para-o-sucesso-do-projeto/

Comente essa publicação