Notícias
>> Artigos
23
Set
2019
Quanto Deve Ganhar Um Scrum Master

Quanto Deve Ganhar Um Scrum Master

"Um Scrum Master deve ganhar mais ou igualmente à equipe? Como calcular? Este post traz uma visão minha do que foi discutido. A grande discussão que se gera é devido a sobreposição de "gerente de projeto" e "scrum master". São dois conceitos diferentes, principalmente se vermos que um "scrum master" é um FACILITADOR da equipe, atuando em conjunto dela. Já o "Gerente de projeto" nos remete a alguém que tem foco em gerir de fato o projeto, muitas vezes deixando de lado até mesmo o perfil facilitador que deveria ter. Resumindo, poderíamos dizer que em Agile, temos o "Scrum Master" trabalhando para o time, enquanto que no método tradicional, temos o time trabalhando para o "gerente de projetos".

Em primeiro lugar, ao falarmos de salários e benefícios, temos que contextualizar o mercado. A empresa onde a pessoa atua é de que porte? Qual é o mercado atuante? Qual a cidade em que está localizada? Essas três variáveis são de grande importância para contextualizar valores. Empresas pequenas tendem a pagar menos do que empresas maiores. Empresas de tecnologia possuem salários diferentes de uma empresa de construção civil. Porto Alegre possui um mercado diferente de São Paulo.

Em segundo lugar, é preciso avaliar a cultura da empresa. A empresa possui uma cultura orientada a hierarquia? Ou é mais horizontal? Empresas orientadas a hierarquia são mais burocráticas, porém evidenciam mais a diferença salarial. Empresas horizontais são menos burocráticas, porém costumam ter menor diferença salarial.

Por fim, avaliar a questão da especialização. Empresas que costumam especializar atividades, também costumam criar planos diferenciados de salários.. São aquelas empresas em que temos um gerente de projetos, Gerente de produtos, Analista júnior, Analista sênior, Programador C++ pleno, Programador Java junior, e assim por diante."

Fonte: https://www.tiespecialistas.com.br

 

Flávio Steffens

Comente essa publicação