Notícias
>> Artigos
09
Dez
2019
O Modelo Agile Fluency - Trace Seu Caminho Ágil

O Modelo Agile Fluency - Trace Seu Caminho Ágil

À medida que a equipe adota práticas ágeis, ocorre uma mudança na cultura da equipe: em vez de planejar em termos de considerações técnicas, como camadas ou módulos de software, a equipe agora planeja em termos de negócios, cliente ou benefício do usuário, exibindo fluência em Foco.

O domínio de práticas técnicas, como o desenvolvimento orientado a testes, requer maior investimento e, geralmente, mais tempo. Quando ocorre uma mudança nas habilidades da equipe que elimina as limitações técnicas ao fornecimento de software em funcionamento, a equipe exibe Delivering fluency.

Onde as circunstâncias exigirem, a equipe pode internalizar a capacidade de entender e atender às necessidades do mercado. Quando uma mudança na estrutura organizacional move os principais recursos de negócios dentro da equipe, a equipe pode exibir a otimização da fluência.

O modelo de fluência ágil
Alcançando Fluência


PRÁTICA HABILITADA SOB PRESSÃO
Fluência é o domínio da prática de rotina que persiste sob estresse. Qualquer pessoa pode seguir um conjunto de práticas em uma sala de aula. A verdadeira fluência de uma equipe é revelada sob pressão e diante da distração.

 

PRÁTICA CONSIDENTE E DELIBERADA

Seja aprendendo a falar um idioma, tocar um instrumento ou desenvolver software de uma maneira nova e melhor, o caminho para a fluência envolve prática deliberada. A prática deliberada envolve a prática regular e consistente de uma habilidade com níveis crescentes de desafio e a intenção de dominar essa habilidade.

Fluência Organizacional = Fluência em Equipe
O desenvolvimento ágil é fundamentalmente um esforço de equipe e, em última análise, o sucesso de uma organização depende de suas equipes. O Agile Fluency Model é um modelo de fluência em equipe. A fluência da equipe depende de mais do que as capacidades dos indivíduos da equipe. Também depende das estruturas de gerenciamento, relacionamentos e cultura organizacional, bem como das ferramentas, tecnologias e práticas que as equipes usam.

 

PROGRESSOS PARAM SEM FOCO E SUPORTE

Infelizmente, muitas equipes ágeis chegaram ao platô. Embora a melhoria contínua seja uma base crítica para métodos ágeis, essas equipes pararam de progredir e não estão mais desenvolvendo novos recursos para beneficiar a si mesmos e suas organizações.

Tais equipes não têm a direção certa, o foco certo ou as condições certas para a prática deliberada.

Embora existam muitos destinos válidos no caminho para o Agile Fluency, e o progresso nem sempre é necessário, a falta de progresso geralmente ocorre devido a mal-entendidos sobre quais recursos a equipe precisa, quais benefícios esperar desses recursos e o investimento organizacional necessário para progresso."

 

Fonte: https://www.agilefluency.org/model.php

 

Redação

Comente essa publicação