Notícias
>> Artigos
11
Fev
2019
Certificação TMap NEXT, uma Metodologia Completa a Testadores

Certificação TMap NEXT, uma Metodologia Completa a Testadores

Ele também é útil para usuários, desenvolvedores e gerentes que realizam testes de software. Não há pré-requisitos, no entanto, é recomendável ter seis meses a um ano de experiência no trabalho.

TMap NEXT é oferecido pelo EXIN, que desde 1984 é um dos principais institutos independentes de exames e certificações e já certificou milhões de profissionais no domínio digital.

O EXIN possui mais de 1000 parceiros credenciados em mais de 150 países em todo o mundo.

Os candidatos podem realizar o exame em qualquer lugar do mundo em diversos idiomas. O EXIN leva à transformação digital através da avaliação e validação de competências e oferece uma ampla gama de certificações relevantes e muito exigidas nos campos de TI e de Service Management.

O programa TMap NEXT é globalmente reconhecido e alinhado com o e-CF (e-Competence Framework) para que os profissionais compreendam quais competências serão aperfeiçoadas em cada módulo.

A metodologia de testes TMap – Test Management Approach, foi desenvolvida pela Sogeti através de anos de experiência trabalhando com Testes de Software. A metodologia vem sendo considerada por muitos um padrão internacional.

É dirigida ao negócio, que possibilita ao cliente uma visão total e controle sobre as atividades de testes. Nesta metodologia, os riscos a serem cobertos pelos testes são identificados e, baseado no prazo e no orçamento existente, a intensidade dos testes é definida pelo cliente.

O TMap se tornou um padrão para testes estruturados de software na indústria, tanto em setores públicos quanto privados, em vários países.

A metodologia de testes dirigida ao negócio (BDTM – Business Driven Test Management) possibilita ao cliente controle e visão total sobre as atividades de testes. O TMap possui um completo toolbox (técnicas e templates) de testes, além de descrever uma metodologia estruturada de testes que é totalmente adaptável aos processos de desenvolvimento.

Os conhecimentos são baseados em quatro pilares do TMap Next:

1. É baseado em uma metodologia de gerenciamento de testes dirigida ao negócio (BDTM – Business Driven Test Management);

2. Descreve uma metodologia de testes estruturada (Structured test process);

3. Contém uma caixa de ferramentas completa para superar os desafios dos testes (Complete tool box),

4. O TMap é uma metodologia de testes adaptável (Adaptive).

Esta certificação especializa o profissional na criação e adoção de uma abordagem estruturada para testes e como testes devem ser preparados, especificados e executados.

O exame é realizado em 1h e possui 30 questões, que abrangem o conhecimento das técnicas, da infraestrutura e das ferramentas necessárias para realizar testes bem-sucedidos. O plano de estudos inclui: Estrutura e importância do teste Teste de sistema e de aceite no Ciclo de Vida do TMap® Testes de Desenvolvimento Desenho de Teste.

Para os profissionais que desejam ser reconhecidos e valorizados no mercado de TI, a Certificação TMap NEXT é um grande passo para esta conquista!

 

 

Márcia A. Coelho

Comente essa publicação