Notícias
>> Artigos
17
Fev
2020
Business Intelligence Como Estratégia Competitiva

Business Intelligence Como Estratégia Competitiva

Introdução

Foi-se o tempo em que empresas não precisavam de sistemas informatizados.

Com a revolução digital, cada empresa é uma organização informatizada, que, às vezes bem ou às vezes mal, mantem seus processos e seus dados estruturados através de sistemas e banco de dados.

Com o crescente aparecimento de tecnologias, ganham destaque aquelas organizações que utilizam seus dados como elemento estratégico para tomada de decisões.

Dados transformados em informações relevantes, facilitam às empresas a tomarem decisões inteligentes e mais assertivas em seus negócios, que resultam em vantagem competitiva no mercado.

Business Intelligence na estratégia competitiva entre empresas

Neste momento, algumas empresas estão perdendo alguma fatia de seu mercado, perdendo parte de suas receitas e lucro por não analisarem adequadamente seus custos.

Enquanto isso, líderes de outras empresas estão tomando decisões inteligentes, baseadas nos sistemas chamados de "business intelligence" e saindo adiante da concorrência, ganhando um pouco mais de mercado, conquistando mais clientes ou diminuido custos, corrigindo falhas em suas organizações.

O que é Business Intelligence?

O termo Business Intelligence (BI) foi proposto no final da década de 1980 quando Howard Dresner ofereceu a seguinte definição de BI: "conceitos e métodos para melhorar a tomada de decisões comerciais usando sistemas de suporte baseados em fatos".

Analisando esta definição podemos considerar:

1) BI são conceitos e métodos: diferente do que muitos podem pensar, BI não é um software ou banco de dados. Isto quer dizer que se pode trabalhar com BI com qualquer ferramenta de software ou banco de dados. Evidentemente que temos no mercado bancos de dados conhecidos por serem mais usados em projetos de BI.

Além de banco de dados, softwares apropriados que facilitam a aplicação dos conceitos e métodos de BI referidos por Dresner, ganham evidência. Entre outras ferramentas, temos o Power BI, um software da Microsoft líder neste segmento por vários anos consecutivos.

Veja mais sobre esta pesquisa neste artigo.

2) BI serve para melhorar a tomada de decisões nas organizações: isto significa que nem todo relatório ou tela de sistemas de software usados nas empresas auxiliam na tomada de decisões. Relatórios que não indiquem dados relavantes para um gestor, diretor ou CEO, tomarem decisões, podem ser úteis, mas não como ferramentas de BI.

3) Sistemas de suporte baseados em fatos: sistemas de suporte baseados em fatos representam os sistemas de BI. Todos os dias, pessoas responsáveis por tomada de decisão, realizam ações que direcionam os negócios de suas empresas. O principal objetivo de sistemas de Business Intelligence, é prover informações essenciais para facilitar a tomada de decisões. Sistemas de BI não tomam as decisões mas simplificam e aceleram a visualização de fatos que ocorrem na empresa. Dados que antes estavam escondidos nos sistemas e bancos de dados usados no dia a dia, agora são transformados em informações apropriadas para a direção da empresa determinar ações que impactam pessoas e os negócios de uma organização.

Microsoft Power BI

Microsoft Power BI, é um software da Microsoft líder neste segmento por vários anos consecutivos como aponta pesquisa da Gartner Group.

A Gartner Group, uma empresa líder mundial em pesquisa e consultoria, publica constantemente o quadro chamado "Líder do Quadrante Mágico", no qual mostra líderes no mercado entre as plataformas de análise e inteligência de negócios.

image(338).png

O Power BI permite a criação de análises rápidas com base em planilhas Excel, além vários tipos de arquivos e bancos de dados locais ou em nuvem.

Os paineis ou dashboards que o Power BI permite criar, são relatórios intuitivos, oferecem uma visão completa da empresa e simplificam o gerenciamento de informações.

Líderes de corporações podem visualizar dashboards com dados agrupados, centralizados, organizados e transformados em informações significativas e importantes.

Se desejar, baixe gratuitamente o Power BI neste link:

https://powerbi.microsoft.com/pt-br

Quer saber mais sobre o Power BI?

Veja dashboards de algumas empresas brasileiras que usam o Power BI.

Para visualizar os dashboards, acesse o link e ao abrir a página na web, dê click no botão "EXIBIR RELATÓRIO".

Brasoftware Informática LTDA - Cloud Vision

https://powerbi.microsoft.com/pt-br/partner-showcase/brasoftware-informtica-ltda-brasoftware-cloud-vision/

W&S Central IT - Fast ROI Recursos Humanos

https://powerbi.microsoft.com/pt-br/partner-showcase/ws-central-it-elaboracao-de-programas-ltda-fast-roi-rh/

White Cube - Azure DevOps Controller

https://powerbi.microsoft.com/pt-br/partner-showcase/white-cube-azure-devops-controller/

"Eu quero aprender a usar o Power BI"

Então, você se interessou! Você quer aprender Power BI e auxiliar sua empresa a se aperfeiçoar no mundo de Business Intelligence?

Fique atento aos eventos e cursos da ACerT sobre o Microsoft Power BI.

Além dos costumeiros cursos de alto nível, a ACerT disponibilizará eventos gratuítos de Power BI.

Contamos com sua presença!

Link para inscrição no Workshop gratuíto de Power BI:

https://www.acertnet.com.br/cursos/introducao-ao-microsoft-power-bi/75 

Referências:

  https://en.wikipedia.org/wiki/Business_intelligence#cite_note-power-8

Sérgio Lima

Comente essa publicação